20/01/2012

Direito a vida



                                          Os animais também têm direitos

Todos os anos, só nos Estados Unidos, são sacrificados mais de 25 mil milhões de animais para o consumo. A criação em granjas de produção é cruel e ecologicamente devastadora.
Vacas, bezerros, porcos, galinhas, perus, patos, gansos, coelhos e outros animais sao confinados em pequenas jaulas, muitas vezes sem a possibilidade de se se moverem.
São privados de se movimentarem para que todas suas energias os levem a produzir carne, ovos ou leite para o consumo humano. São alimentados com hormônios de crescimento, para engorda-los mais rápido e assim, alterados geneticamente, crescerão maiores e produzirão mais do que a natureza originalmente lhes propõe.
Uma vez que o amontoado de animais é o principal causante de doenças, os animais nas granjas industriais são alimentados e pulverizados com grandes quantidades de pesticidas e antibióticos que permanecem nos seus corpos e que se transmitem as pessoas que os consomem, criando sérios riscos a saúde.
As galinhas são divididas em dois grupos: as que põem (poedeiras) e as de engorda. São colocadas de 5 a 6 galinhas em uma gaiola metálica de 35 centímetros e depois são empilhadas em vários níveis.
Uma vez que as galinhas se encontram em um lugar superlotado, são mantidas quase que no escuro, cortam-lhes os bicos com uma lâmina quente, sem anestesia, para evitar que se biquem entre elas, até morrer. A tela metálica da gaiola lhe tiram as penas, lhes irritam a pele e as deixam machucadas.
Os animais que mais sofrem com a prisao e com as privaçoes nas fazendas industriais são os bezerros, cria macho das vacas leiteiras, criados para o consumo de carne de vitela (baby beef).
São separados das suas mães, tão somente alguns dias posteriores ao seu nascimento. São acorrentados em estábulos de 55 centímetros de largura com pisos ripados que lhes causam severas dores nas patas e articulações.
Dado que o leite de suas mães é utilizado para o consumo humano, lhes alimentam com um substituto de leite que contém hormônios, porém, sem nada de ferro. Isso lhes produz anemia fazendo com que suas carnes se tornem macias e com uma cor pálida, deixando-os muito doentes. Quando são sacrificados, com apenas 16 semanas de vida, em geral, estão doentes ou machucados para caminhar. Um de cada 10 bezerros morrem no isolamento.
90% dos porcos são mantidos em algum momento de suas vidas e 70% são mantidos em isolamento permanente. As porcas são mantidas grávidas ou amamentando continuamente, enclausuradas em estreitos currais de ferro sem que possam mover-se.
Os porcos são animais tranquilos e sociais por natureza, recorrem ao canibalismo e mordem as caudas dos outros animais quando estão em currais muito apertados e cheios, ademais, desenvolvem condutas neuróticas quando são presos e isolados.
Os “direitos animais” é um termo popular utilizado para descrever aqueles que transcenderam uma postura do “bem estar animal” (a redução do sofrimento mais que a abolição da causa original) até uma filosofia que, na medida do possível, visa permitir que os animais sigam os ditames da natureza, livres, sem a intervenção do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário